Em reunião com secretariado, Junior da Femac anuncia retomada de atividades

Até o final deste mês de setembro, praticamente todas as atividades e programas mantidos pelas secretarias municipais serão retomados. O anúncio foi feito pelo prefeito Junior da Femac em reunião com seu secretariado, na manhã desta quinta feira, no terraço da Casa da Cultura – último pavimento do prédio que abriga o Cine Teatro Fênix. 

Junior justificou que a cidade avançou bastante na vacinação contra a Covid-19, e que o quadro atual da pandemia já permite a retomada de atividades, mantendo protocolos de segurança. “Apucarana, conforme aferiu o Tribunal de Contas do Estado, com seu Índice de Transparência Pública (ITP), referente à vacinação da Covid-19, está na terceira posição no Paraná em eficiência no processo de imunização”, lembrou o prefeito. 

Ele citou que a Autarquia Municipal de Educação (AME) já retomou as aulas presenciais nas escolas municipais e as atividades dos Centros Municipais de Educação Infantil. “Apenas as crianças do maternal, até 2 anos de idade, ainda não retornaram aos CMEIs”, informou, acrescentando que os resultados têm sido bastante satisfatórios para as famílias e as crianças.

Com relação à Secretaria de Esportes foi anunciada a retomada das escolinhas de base em diversas modalidades. Também está prevista a volta das aulas de natação e da hidroginástica, a partir do dia 20 de setembro. “Vamos inaugurar a nova piscina térmica coberta do Centro da Juventude, no Jardim Ponta Grossa, que, somada à do Lagoão, permite ampliar a participação de pessoas”, anunciou o prefeito e o secretário José Marcelino “Grilo”. 

Também deve acontecer neste mês a entrega oficial do novo espaço esportivo da cidade, no Parque Japira. Trata-se da Estação Cidadania – legado olímpico -, com quadra poliesportiva, pista de atletismo par aprovas de velocidade e outros equipamentos.

Na reunião com o secretariado, o prefeito Junior da Femac disse que, por medida de segurança, estuda-se a exigência da vacinação completa dos adultos contra a Covid-19, para voltar a participar de atividades esportivas e culturais com maior segurança.

Outras atividades já estão sendo ofertadas, após uma paralisação de 16 meses. Entre elas estão a reabertura da Escola Municipal de Artes, com aulas de dança, teatro e música, para crianças. A secretária da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), Maria Agar Borba, disse que todos os cuidados preventivos são rigorosamente cumpridos.

A secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, confirmou a volta das atividades do Centro de Oficinas, com a oferta de cursos técnicos. Já a secretária de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, disse que, gradativamente, estão sendo retomadas as atividades do Centro de Convivência dos Idosos. 

Ao final do diálogo com os secretários, o prefeito Junior da Femac ponderou que, semanalmente, será avaliada a situação da pandemia e todos os locais que ofertam atividades aos apucaranenses. “Nossa avaliação será bem criteriosa, no sentido de que as aulas, esportes e demais atividades sejam mantidas com segurança para todos”, concluiu o prefeito.

By Marcio Edison

Jornalista, comunicador, locutor da Rede de Rádios Apucarana/PR. Formado em Matemática (PUC/SP) e Comunicação Social (UNIP/SP) também é desenvolvedor web, palestrante de tecnologia e CEO da mexcorp.net (marcio@mexcorp.net)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *