Sebrae/PR conquista o Prêmio Lugares Incríveis Para Trabalhar

Pela sexta vez o Sebrae/PR é destaque nacional em gestão de pessoas. A instituição venceu o Prêmio Lugares Incríveis Para Trabalhar, promovido pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e o UOL, na categoria Pequena Empresa, com Índice de Clima Organizacional avaliado em 92,7. No total, participaram 380 empresas pequenas, médias e grandes, com 181.551 colaboradores ouvidos pela metodologia, de fevereiro a junho de 2021. O Sebrae/PR foi ainda destaque no setor de educação. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (31).

Os vencedores foram definidos a partir dos resultados da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx). A avaliação foi realizada em duas etapas. Na primeira, os funcionários responderam de forma anônima e por meio de um formulário on-line perguntas sobre o trabalho do CEO, a atuação das demais lideranças e a sua satisfação com o clima organizacional. O departamento de Recursos Humanos de cada empresa respondeu outro sobre as práticas de gestão.

“É o resultado de uma sequência positiva de trabalho. Foram cinco vezes entre as melhores empresas da Você S/A e, agora, neste formato, que mantém a Fundação do Instituto de Administração e traz um novo parceiro que é o grupo UOL, novamente somos o destaque”, lembra o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Fernando Moraes. De 2015 a 2019, o Sebrae/PR já havia sido premiado no Guia Você S/A – As Melhores Empresas para Trabalhar.

Cada um dos quatro temas teve um peso diferente e foi um indicador para o resultado do Prêmio. Os Índices do CEO e de Liderança tiveram peso de 5% cada um, já para o índice de clima o peso foi de 60% e para o de Gestão de Pessoas foi de 30%. Depois de coletados os dados, foi calculado o Índice, e houve pesquisa para analisar as experiências dos colaboradores com seus ambientes de trabalho, que determinou a classificação de cada empresa.

“O Sebrae tem a missão de melhorar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da educação, o que desperta nos colaboradores o sentimento de paixão e compromisso pelo que fazemos junto aos empreendedores e sociedade. Seguimos sempre em busca da excelência e da inovação para melhor atender os clientes e, internamente, incentivamos a cultura de alta performance, que corresponde ao planejamento aliado à prática dos nossos valores organizacionais”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

Em 2020, a instituição atendeu a 278.950 micro e pequenas empresas distintas, com um índice de satisfação medido pelo NPS (Net Promoter Score) de 87 pontos. Para se ter uma ideia, 98% das empresas atendidas pelo Sebrae/PR chegaram ao final de 2020 em atividade.

“Clima organizacional, práticas de gestão de pessoas e os níveis de liderança foram aspectos que destacaram o Sebrae na análise técnica feita pelos organizadores. Temos um compromisso com a nossa equipe, que reflete no atendimento e sua qualidade com o cliente em todo estado”, comenta o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini.

Com o home office, muitas organizações tiveram dificuldade em identificar os sentimentos de seus colaboradores e as relações com colegas e lideranças. Por isso, a metodologia da premiação considerou a resposta dos colaboradores sobre saúde física e mental.

“Sempre cuidamos da saúde da equipe, investimos na educação, na melhoria contínua dos processos e sistemas. Com a pandemia as precauções aumentaram, pois tínhamos envolvidas questões de saúde do colaborador, famílias, clientes e sociedade. Capacitamos, apoiamos e nos adaptamos aos novos modelos de trabalho e atendimento, unindo as atenções da equipe com a necessidade premente dos empreendedores que precisavam de mais apoio”, descreve José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR.

A premiação revelou as empresas com os mais altos índices de satisfação entre seus colaboradores, separadas por porte: grandes, médias e pequenas. Também houve destaque para sete categorias especiais, contemplando tópicos como inclusão, inovação e carreira.  Na categoria Pequena Empresa, o Sebrae/PR ficou em primeiro, seguido da TecnoSpeed e do Sebrae/RN. A Seguros Unimed, KordSA e Lanxess foram as melhores, respectivamente, na categoria Média Empresas. Nas Grandes foram a Brasal Refrigerantes, seguida da Dori Alimentos e Central Nacional Unimed.

By Marcio Edison

Jornalista, comunicador, locutor da Rede de Rádios Apucarana/PR. Formado em Matemática (PUC/SP) e Comunicação Social (UNIP/SP) também é desenvolvedor web, palestrante de tecnologia e CEO da mexcorp.net (marcio@mexcorp.net)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *