Apucarana é a 4a Paraná em ranking de cidades inteligentes

Dentro do ranking de cidades inteligentes, Apucarana ocupa o 4o  lugar no Paraná, o 11o do Sul do Brasil e o 41o  lugar no ranking nacional. O dado foi divulgado na quarta-feira (01/09) pela Urban Systems e integra o ranking Connected Smart Cities 2021. O resultado coloca Apucarana com posição de destaque entre o seleto grupo das 100 cidades mais inteligentes do Brasil. 

O prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, enalteceu a posição alcançada pelo município no ranking. “É um índice que reflete o momento que Apucarana vive, momento de desenvolvimento econômico e social, de forma equilibrada e sustentável. Apucarana de destaca na educação, na saúde, se destaca no polo universitário, na diversificação industrial. Isso demostra que a gestão das políticas que estamos fazendo em todas as áreas vem gerando esse resultado, ou seja, um desenvolvimento equilibrado”, destaca Junior da Femac. 

Junior da Femac lembra que para compor a nota de cada cidade, a metodologia do estudo engloba 75 indicadores de 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. “A pesquisa é realizada desde 2015 pela Urban Systems, uma empresa muito conceituada em âmbito nacional, e avalia os 677 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, analisando as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil”, pontua Junior da Femac. 

Junior da Femac salienta também o desempenho do Estado do Paraná que, com nove cidades no ranking, é o segundo estado com maior número de cidades inteligentes do Brasil, empatado com Minas Gerais. As cidades paranaenses que configuram no ranking geral são Curitiba (3º lugar nacional), Maringá (25º), Londrina (34º), Apucarana (41o ), Foz do Iguaçu (44º), Cascavel (50º), Pato Branco (66º), Pinhais (74º) e Toledo (98º).

By Marcio Edison

Jornalista, comunicador, locutor da Rede de Rádios Apucarana/PR. Formado em Matemática (PUC/SP) e Comunicação Social (UNIP/SP) também é desenvolvedor web, palestrante de tecnologia e CEO da mexcorp.net (marcio@mexcorp.net)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *